Blog

Modalidade de Financiamento - Aquisição de Terreno e Construção

Publicado: 27 de Março de 2020
Modalidade de Financiamento – Aquisição de Terreno e Construção

O que é
É a modalidade de financiamento voltada para quem quer comprar o terreno e construir sua casa. O financiamento engloba o valor do terreno e valores de mão-de-obra e material para a construção da casa.

Quem pode participar
Qualquer pessoa que possua comprovação de renda ( são consideradas pessoas com renda comprovada as que trabalham de carteira assinada ou as que recolhem INSS como autônomas ou ainda as que possuem o MEI) e que possuam idoneidade cadastral (não esteja com o nome negativado) e esteja em dia com a Receita Federal.

Como Funciona
Primeiro passo é escolher o terreno e verificar se ele possui as características que o agente financeiro exige (ser plano ou acima do nível da rua e se possui escritura ou tem condições de ser escriturado) e a idoneidade do vendedor, estando tudo certo, passamos para a segunda fase que é fazer a análise de crédito do cliente junto ao banco para verificar a sua  capacidade financeira.
O terreno escolhido poderá ser um indicado pela Construtora ou qualquer outro encontrado pelo cliente comprador desde que atenda as exigências do agente financeiro em qualquer local do território nacional desde que esteja localizado em área urbana.
Passando por essas duas etapas e estando tudo certo,  iniciamos o processo que consiste em preparação do projeto arquitetônico da casa que poderá ser um projeto padrão da empresa escolhido pelo cliente ou um outro de sua preferência.
Enquanto o projeto arquitetônico é aprovado junto a Prefeitura, preparamos a parte técnica do processo para ser analisado pela engenharia do agente financeiro.
Assim que o projeto arquitetônico for aprovado pela municipalidade e feita a viabilidade técnica pela engenharia da CEF  o processo estará apto para ser  assinado.
Assim que o contrato de financiamento estiver assinado e registrado no cartório de RGI, a obra poderá ser iniciada.
Todo o valor do terreno é pago à vista ao vendedor e o valor da construção é depositado numa conta específica no nome do cliente comprador  e fica bloqueado. À medida que a obra evolui, o engenheiro designado pelo agente financeiro vai até a construção  e libera a medição para que o proprietário do imóvel pague a Construtora.
Todos os procedimentos desse processo são feitos diretamente pela construtora que possui um setor voltado só para esse atendimento, bastando para isso que o interessado nos encaminhe os documentos para fazermos todas as análises.

Documentos Necessários para análise de Crédito e Financiamento:

Do Comprador:
- CI e CPF – Titular e Cônjuge – caso seja casado;
- Carteira de trabalho – Titular e Cônjuge – Caso seja casado;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de Residência;
- Três últimos contracheques – titular e cônjuge
- Caso não possua contracheques – encaminhar os três últimos pagamentos de INSS – caso de contribuinte como profissional autônomo ou Mei.

Do Imóvel
- Certidão de ônus;
- Uma guia do IPTU contendo a inscrição municipal do lote.

Do Vendedor do Terreno:
- CI e CPF – Titular e Cônjuge;
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Comprovante de Residência.

Caso o Vendedor seja pessoa Jurídica:
- Contrato Social e alterações contratuais;
- Cartão do CNPJ;
- CI, CPF  dos sócios e cônjuges – caso casados;
- Certidão de Nascimento ou casamento dos sócios;
- Comprovante de Residência dos sócios.

Perguntas Frequentes:

Só pode participar quem trabalha de carteira assinada?
- Quem pode pleitear o financiamento é quem pode comprovar renda. São considerados como renda comprovada as pessoas que possuem carteira assinada ou quem paga o INSS como autônomo ou ainda quem possui MEI (micro empreendedor individual).

Eu posso escolher o lote de minha preferência?
 - Sim, desde que o imóvel atenda aos requisitos do agente financeiro e o vendedor possua idoneidade Cadastral.
Os requisitos do terreno exigidos pelo agente financeiro sãos os seguintes: ser plano ou acima do nível da rua, estar localizado dentro da área urbana,  ser atendido por água e energia, estar escriturado  ou ter condições de fazer  e estar com o IPTU em dia.
Os requisitos do Vendedor do terreno são os seguintes:  possuir idoneidade cadastral (não estar com o nome negativado) e estar em dia com a Receita Federal.

O Vendedor do terreno que eu me interessei em comprar só possuo o recibo de compra e venda do terreno e mesmo assim posso compra-lo e  financiar a minha construção?
- Sim desde que o terreno possa ser escriturado. Sabemos que escriturar um imóvel não é barato e devido a esse custo muitas pessoas deixam para depois essa fase da compra tão importante. Mas usando um jargão muito popular: “Só é dono quem Registra”.
Portanto, se o  terreno  escolhido ainda não está escriturado, o vendedor precisa tomar essa providência. O ideal é procurar um cartório de Registro Civil e levar toda a documentação do imóvel para que o tabelião possa verificar e dar a orientação correta, pois alguns imóveis não possuem documentação completa para ser escriturado. Se o imóvel não puder ser escriturado, ele não poderá ser vendido.

Quais são os pré-requisitos do terreno para que a minha casa possa ser liberada para ser construída?
- Ser escriturado ou ter condições de ser escriturado;
- Sua topografia ser em situação de aclive (acima do nível da rua) ou plano;
- Possuir rede de energia e água na frente do terreno;
- Estar com IPTU em dia;
- Estar localizado em área Urbana.

Eu sou obrigada a construir uma casa de acordo com o projeto da Construtora?
-Não, possuímos alguns projetos padrão da empresa, mas caso o cliente queira que façamos uma casa do seu jeitinho, sem problemas desde que atenda as normas técnicas e os padrões exigidos pela Prefeitura da região e o agente financeiro.

Além do projeto da casa, eu também poderei mudar o material de acabamento?
- Sim, temos nosso material de acabamento padrão, mas caso o cliente queira trocar algum item, o mesmo poderá acontecer desde que ele pague a diferença de valor caso tenha diferença de preço ou comprar o item e levar que instalaremos. O  material que deixaremos de comprar, entrará de crédito na medição de obra. Caso a mudança do material de acabamento acarrete em aumento da mão-de-obra de assentamento, o cliente arcará com essa despesa, mas isso tudo será informado no fechamento do memorial de obras, antes de iniciar a construção.


 

Compartilhe: